sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Projeto: João e Maria


PROFESSORAS: MICHELLE CRISTINA FERREIRA DE MELO
THAÍS INÁCIO RIBEIRO
JOSELICE ADRIANE DA COSTA
COORDENAÇÃO: LUCIANA MELLO PERENSIN E SILVA
DIREÇÃO: JUSSIMARY PEREIRA ARANTES


TURMA  INFANTIL IV “B”


SANTO ANTÔNIO DA PLATINA

2018

1. Alunos atendidos: 18 alunos

2. Justificativa:

A leitura é fundamental para todo ser humano, independente de sua faixa etária, pois esta ação nos possibilita viagens maravilhosas num desconhecido inesquecível, num mundo que pode ser tão longe como também tão perto, como por exemplo, vivências de nosso cotidiano, mas de uma visão totalmente diferenciada, pois desta vez não somos os protagonistas.
Ler para uma criança é o início de tudo, é o essencial para levá-la a ser um futuro bom leitor. Os Clássicos Infantis levam a criança a um mundo imaginário, onde ela pode ser o que ela quiser, podendo também no decorrer da história ampliar seu vocabulário, alimentar sua imaginação, vivenciar situações desconhecidas, conhecer outros lugares e ambientes, grupos familiares parecidos ou não com o seu.
Os Clássicos Infantis divertem e ensinam ao mesmo tempo, pois no transcorrer da história todos os personagens informam a conseqüência de cada atitude, chegando ao final com o enredo resolvido, aguçando os sentimentos de surpresa, fantasia, alegria e trabalhando com os conflitos internos e externos da criança.

3. Objetivo Geral:

Refletir sobre as diferentes estruturas familiares e a importância de se ter uma família, independente da forma como ela é constituída.

4. Objetivos Específicos:

EIXO LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:

Desenvolver o gosto e o prazer pela leitura;
Conhecer novas formas de contação de história;
Ampliar o vocabulário;
Contextualizar frases e palavras do texto;
Compreender os substantivos próprios;
Aprender as vogais existentes nos nomes próprios e na palavra bruxa;
Identificar os ingredientes.

EIXO MATEMÁTICA:

Explorar as diversas formas de contagem existentes no contexto;
Trabalhar as noções de fino e grosso;
Apresentar o “jogo dos cupcakes” associando os números às quantidades;
Contagem dos ingredientes utilizados.

EIXO ARTES:

Conscientizar sobre a importância da reciclagem;
Despertar a imaginação através do fazer artístico;
Trabalhar a coordenação motora fina;
Dialogar sobre atitudes que propiciam o bem e o mal;
Decorar o bolo juntamente com os alunos.

EIXO MOVIMENTO:

Desenvolver a coordenação motora global, socialização, atenção e agilidade.

EIXO NATUREZA E SOCIEDADE:

Reconhecer os tipos de moradias;
Compreender a importância de uma alimentação saudável;
Desenvolver o hábito higiênico da escovação dental após as refeições.


EIXO MÚSICA:

Conhecer e recitar parlenda, observando as características rítmicas e musical;
Proporcionar o desenvolvimento do raciocínio lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção visual e auditiva; 
Conhecer e construir instrumento musical: CABULETÊ.

5. Metodologia:

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA: Apresentar a história João e Maria utilizando uma maquete contendo a floresta, as casas dos irmãos e a da bruxa. Os personagens João, Maria, pai, madrasta e bruxa percorrerão toda a maquete facilitando a visualização das crianças e o entendimento da história. Após a contação, fazer uma roda de conversa colhendo todas as informações retiradas pelos alunos. Utilizar este tempo para também falar sobre a importância da família em nossa vida e as diferentes formas de composição familiar. 
Escrever os nomes próprios: JOÃO e MARIA no quadro e junto com os alunos destacar as vogais. Aproveitar este momento para explicar a diferença entre nomes próprios (pessoas, cidades, que se escreve com letra maiúscula). Em seguida apresentar a palavra BRUXA e proceder da mesma maneira já apresentada acima, exceto na explicação do nome próprio e sim explicar que a palavra é um substantivo comum. 
Realizar com as crianças uma lista de palavras, onde elas falarão as palavras que mais chamaram a atenção. Desta maneira faremos um cartaz com as palavras onde todos os alunos farão um círculo ao redor das vogais presentes em cada uma das palavras.

MATEMÁTICA: Introduzir o “Jogo dos cupcakes” em grupo de quatro crianças. Na forminha do cupcake estará o numeral, no bolinho estarão fixados os confetes que os alunos terão que realizar a contagem dos mesmos e fazer a associação com os numerais que estarão nas forminhas. Trabalhar os números de 0 a 10 de forma lúdica e criativa, respeitando a particularidade de cada criança.  
Dando continuidade ao ensinamento dos números através da contagem oral, trabalhou-se em conjunto com a cozinheira Rosely, a receita de um bolo onde os alunos foram até a cozinha da escola, vestidos com touca e avental de cozinheiros, aprenderem a receita do bolo trabalhando a contagem de cada ingrediente (quantidade) e a função de cada um deles. A cozinheira os explicou como cada ingrediente é importante para que o bolo fique delicioso. Após o bolo ficar pronto, as crianças voltaram para o refeitório e cada um pôde decorar seu próprio pedaço de bolo, colocando o ganache que já estava pronto, também realizado pela nossa cozinheira Rosely, e confeitaram usando granulado colorido, bolinhas crocantes douradas, açúcar de confeiteiro colorido.

ARTE: Proporcionar o material reciclável (caixinhas de ovos), demonstrando como será realizado nosso trabalho. Levar uma bruxa já pronta para que aconteça a recontagem da história pelos alunos. Confeccionar a bruxa com a caixa de ovo onde cada criança terá a sua.

MOVIMENTO: Realizar um circuito psicomotor, onde as crianças passarão por obstáculos sendo motivados pelos doces da história contada. 

NATUREZA E SOCIEDADE: Iniciar a aula com a contação da história utilizando imagens da casa da bruxa, do pai e da madrasta de João e Maria, visando enfatizar os tipos de moradia nesse paralelo. Em seguida, com a ajuda dos alunos, confeccionaremos uma casa de doces feita de papel. Durante a produção da casa será dialogado sobre a importância de se ter uma alimentação saudável, colocando que os doces podem ser consumidos esporadicamente, pois o excesso pode danificar os dentes, porém também foi pontuada a questão do lúdico, voltando a questão da casa de doces da bruxa, levando-os a fantasia que é o foco central deste projeto. Nesta perspectiva faremos uma atividade no sulfite sobre os alimentos e a alimentação saudável. Na seqüência utilizando uma “boca grande” com dentes produzidos com copinho de café, será demonstrado como e quando devem escovar os dentes e qual a sua importância para a saúde bucal. Para finalizar, os alunos produzirão na caixa de leite uma colagem de doces de papel, construindo assim uma casinha de doces como a dos personagens João e Maria.

MÚSICA: Releitura da história João e Maria, utilizando o instrumento musical, cabuletê, explicar que: “No tempo da escravidão, os negros, quando desbravavam as matas, caminhavam tocando esse instrumento a fim de espantar os animais selvagens.” (CAIXOLA MUSICAL). Utilizar a parlenda – “Pirulito que bate, bate”, fazendo referência a casinha de doce, estabelecendo, musicalidade, ritmo e expressão corporal através da brincadeira. Produzir instrumento musical: CABULETÊ, em forma de pirulito.


6. Plano para desenvolvimento das atividades:


MÊS
DIA/SEMANA/ATIVIDADE
MAIO
01 – apresentação da história João e Maria; roda de conversa e lista de palavras.
07 – atividade anexa: Colorir a casa de doces e realizar colagem de aparas de lápis no telhado. (capa do envelope)
09 – introdução do jogo matemático “cupcake”.
21 – atividade anexa: Colorir os personagens da história para confecção de fantoches de vara com palitos de sorvete coloridos.
JUNHO
04 – confecção da bruxa com material reciclável.
11 – atividade anexa: Colorir usando giz de cera a cena de João e Maria encontrando a casa da bruxa.
18 – circuito psicomotor.
20 – atividade anexa: Colorir a cena de João e Maria encontrando a bruxa na porta de sua casa.
JULHO
02 – atividade anexa: Colorir a bruxa com lápis de cor e realizar colagem de lã em seu xale.
04 – atividade anexa: A casa da bruxa era feita de doces. Vamos fazer uma lista de doces!
31 – releitura da história e apresentação do instrumento musical “cabuletê”. Explicação histórica do instrumento.
AGOSTO
07 – utilização da parlenda “Pirulito que bate, bate” para confecção do cabuletê trabalhando musicalização rítmica.
13 – atividade anexa: Pinte somente o nome das personagens pertencentes à história “João e Maria”. Quantos nomes você pintou? Faça a ilustração da história.
SETEMBRO
14 – releitura da história para confecção da casa de doces.
21 – atividade anexa: Risque de verde os alimentos saudáveis e circule de vermelho os alimentos que não fazem bem para a saúde quando consumidos em excesso.
28 – utilização da “boca grande” (artesanal) demonstrando como e quando devem escovar os dentes.
OUTUBRO
01 – atividade anexa: De quais doces era feita a casinha avistada por João e Maria? Use a imaginação e desenhe os doces na casinha abaixo.
João e Maria comeram vários doces antes que a bruxa chegasse. Conte e pinte os doces que eles comeram. Há quantos doces acima?
10 – preparo do bolo e confeitaria com as crianças. Receita em anexo.
15 – atividade anexa: Vamos contar os doces? Escrevendo a quantidade em cada quadrado de acordo com o tipo de cada doce.
19 – mostra do projeto para a comunidade escolar em especial aos pais.

7. Recursos:

7.1 Humanos:
Crianças, Professores, Coordenação, Direção e Equipe de Serviços Gerais.

7.2 Tecnológicos:
Computador, Impressora, TV, DVD.

7.3 Materiais:
Maquete para a contação da história;
Cartolina ou Craft;
Canetas marcadoras;
E.V.A.;
Material reciclável (caixa de ovos);
Papel cartão; (chapéu da bruxa)
Imagens para o circuito?
Imagens impressas;
Papelão;
Sulfite;
Barbante;
Miçanga;
Tinta guache;
Copos de café;
Palito de sorvete colorido;
Ingredientes do bolo.


8. Avaliação:

A avaliação será diária, durante a realização das atividades, por meio de registros escritos e fotográficos. A participação dos alunos, interesse, criatividade e socialização com os colegas da turma, o desenvolvimento integral das crianças serão os pontos marcantes deste projeto.


9. Culminância:

Exposição dos trabalhos no dia 19 de outubro para a comunidade escolar em especial aos pais.


10. Anexos:

Receita do Bolo:

4 ovos;
1 e ½ xícara de chá de açúcar;
½ xícara de chá de óleo;
½ xícara de chá de leite;
2 xícaras de chá de farinha;
1 colher de sopa de fermento em pó.

Cobertura:

1 colher de chá de margarina;
2 xícaras de chá de leite;
1 colher de sopa de açúcar
1 xícara de chá de chocolate em pó;
Granulado colorido, bolinhas crocantes, açúcar colorido.
















11. Bibliografia:

https://www.webartigos.com/artigos/a-importancia-dos-contos-de-fadas-na-infancia/114062/

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/a-importancia-da-leitura-dos-contos-de-fadas-na-educacao-infantil/30151

http://luciamartinelli06.blogspot.com/2013/09/projeto-joao-e-maria.html
desenhos das atividades

Meus queridos contos clássicos / [Ciranda Cultural]; 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário